in ,

Educadores(as) brasileiros(as) certificados(as) pela Google reúnem recursos digitais para promover a acessibilidade na educação

Reprodução/ GEG Brasil.

Desde Abril de 2019, já está disponível para download gratuito o Guia “Acessibilidade: recursos de acessibilidade indicados por Google Innovators e Líderes do Grupo de Educadores Google do Brasil”. O arquivo está disponível no Google Docs, o que permite que seja baixado em diferentes formatos, como PDF e DOCX, por exemplo; ao todo, são 26 páginas de conteúdo colaborativo com dicas de aplicativos e sites para lidar com práticas educativas inclusivas para crianças, adolescentes e jovens.

Clique aqui para acessar o e-book. Capa: Reprodução/ GEG Brasil.

Tem indicações de recursos digitais para estudantes com autismo, dislexia, surdos(as) e ensurdecidos(as), cegos(as) ou com baixa visão ou limitações motoras. Além de trazer breves resumos das aplicações, também é possível saber qual líder de GEG ou educador Google fez aquela indicação e entrar em contato com ele(a) através de e-mail. Para quem prefere uma interface mais amigável de navegação via celular, a dica é acessar a versão do documento construída especialmente para dispositivos móveis (smartphones e tablets).

Hoje, o Brasil conta com diversos(as) líderes de Grupos de Educadores(as) Google, os “GEGs”. Segundo o site oficial do GEG Brasil, os GEGs são “comunidades de educadores que aprendem, compartilham e inspiram uns aos outros para atender às necessidades dos alunos por meio de soluções tecnológicas, dentro e fora da sala de aula”. Numa rápida pesquisa, o portal Universo Educom encontrou GEGs em diversas cidades, que listamos a seguir:

 

REGIÃO SUL
Curitiba (PR) [https://www.instagram.com/gegcuritiba/], Londrina (PR), Brusque (SC), Joinville (SC), Chapecó (SC), Santa Maria (RS) [https://www.instagram.com/gegsantamaria/].

REGIÃO SUDESTE
Rio de Janeiro (RJ) [https://www.instagram.com/geg_riodejaneiro/], Niterói (RJ) [https://www.instagram.com/gegniteroi/], São Paulo (SP), Americana (SP), Campinas (SP), Uberlândia (MG) [https://www.instagram.com/geguberlandia/], São José dos Campos (SP) [https://www.instagram.com/gegsjcampos/], Governador Valadares (MG) [https://www.instagram.com/geg.gv/], São Vicente (SP) [https://www.instagram.com/geg.saovicente/].

REGIÃO CENTRO-OESTE
Brasília (DF) [https://www.instagram.com/gegbrasilia/].

REGIÃO NORDESTE
Olinda (PE), São Luís (MA) [https://www.instagram.com/gegsaoluisma/], Aracajú (SE) [https://www.instagram.com/gegaracaju/], Recife (PE) [https://www.instagram.com/gegrecife/].

What do you think?

0 points
Upvote Downvote

Written by Diego Silva

Jornalista, educomunicador, membro do Conselho Estadual de Direitos Humanos no Paraná (2016-2018) e cofundador do coletivo Parafuso Educom. Além de produzir conteúdo para o portal Universo Educom, também escreve para a AJN - Agência Jovem de Notícias, Revista Viração e blog 'Educação e Mídia', da Gazeta do Povo. Desde 2015 é associado à ABPEducom - Associação Brasileira de Pesquisadores e Profissionais em Educomunicação.

Nova edição da Revista Viração aborda juventudes empreendedoras, indígenas, transexuais, de direita e em medidas de socioeducação

Baixe material informativo com dados sobre violências sexuais contra crianças e adolescentes