in ,

Baixe o livro ‘Audiovisual comunitário e educação: histórias, processos e produtos’

Festival Imagem Comunitária e Transformação Cultural / Foto: Divulgação/ AIC.

A obra tem 17 capítulos que estão distribuídos em cinco diferentes eixos: ‘Audiovisual Comunitário’, ‘Produções e Processos’, ‘Audiovisual e Educação’, ‘Gestão de Produções Colaborativas’ e ‘Experiências de Realizadores’.

Os organizadores da publicação explicam, na apresentação do livro, que a ideia surgiu da atuação profissional deles na ONG Associação Imagem Comunitária (AIC), de Belo Horizonte (MG) onde, por quase duas décadas, eram desenvolvidos projetos de democratização do acesso à comunicação com diversos públicos. Segundo eles(as), a entidade sempre se preocupou em sistematizar as atividades que realiza e a pesquisar sobre metodologias, práticas e processos de produção audiovisual comunitária.

A ideia foi apoiada pelo projeto Vivo Lab após ser submetida a editais do Fundo Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte e da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais. Organizada por Juliana de Melo Leonel e Ricardo Fabrino Mendonça, a obra foi lançada em 2010 e integra a coleção Comunicação e Mobilização Social, do Vivo Lab e da Editora Autêntica.

Os resultados desse trabalho você pode conferir no e-book abaixo. O material pode subsidiar pesquisas acadêmicas, práticas comunitárias colaborativas e ajudar educomunicadores(as) a se inspirarem e refletirem sobre as práticas audiovisuais.

What do you think?

0 points
Upvote Downvote

Written by Universo Educom

Blog criado para promover a educomunicação entre adolescentes, jovens, educadores(as) e pesquisadores(as) interessados(as) no assunto.

Baixe o Material Educativo ‘Produção Audiovisual Comunitária’

Campanha de financiamento coletivo quer viabilizar livro com iniciativas de educomunicação e equidade racial na América Latina